quarta-feira, 17 de novembro de 2010

... boa viagem (Chambre d'hôtes)

                                                                                  (Foto: Estiloeboa)

Hospedagem - Chambre d'hotes

Nos dias de hoje, você teria coragem de hospedar um completo estranho em sua casa (sem nenhuma referencia), por uma noite ou mesmo por alguns dias?

Bom, na França essa prática pode ser bem mais comum do que você imagina (mais de 50 mil donos de casa fazem isso). Por um lado temos os proprietários que em busca de uma complementação da renda, alugam espaços de suas propriedades, do outro lado, os hóspedes, que em busca de tranquilidade e de preços mais acessíveis utilizam, e muito esse tipo de serviço.

Aqui o nome principal para esse tipo de atividade é "chambre d'hotes", mais também pode ser chamado de "maison d'hotes", "accuel chez l'habitant" ou mesmo "bed and breakfast". Mais o que significa todos esses nomes? Como funciona? Como se hospedar nesse sistema? São essas e outras perguntas que pretendo responder com esse post.

Um chambre d'hotes nada mais é do que um quarto mobilado disponível para alugar por um ou mais dias, como num hotel, porém é na casa de uma pessoa qualquer. Nesse sistema, as pessoas são acolhidas como um amigo ou alguém convidado para ficar em sua casa. Não existe uma formula certa, cada proprietário faz da sua própria maneira a recepção, incluindo ou não alguns serviços como café da manha, refeições, lavanderia, etc. Em geral o quarto dispõe de um guarda roupas e também de um banheiro pessoal, mais em casas mais antigas o banheiro poderá ser comunitário com os outros hospedes.

Em lugares muito procurados, existem pessoas que ao invés de alugar um quarto, alugam pedaços do terreno para camping. Imagina que você tem uma casa grande na praia ou até mesmo na montanha e que você habite lá o ano inteiro, dai você não alugaria a casa toda em períodos de alta temporada como alguns brasileiros fazem, mais apenas um quarto ou apenas um pedaço do jardim para se colocar barracas. Detalhe, você MORA na casa e todos os seus objetos pessoais continuam lá, sendo que muitas vezes os espaços como cozinha (inlcuindo geladeira), lavanderia e sala de televisão são comunitários... Você conseguiria imaginar esse sistema no Brasil?

Como o turismo em pequenas cidades da França é muito movimentado (ver nota 1), os orgaos de turismo, incentivam os chambres d'hotes, pois não se pode alterar a arquitetura do lugar e se construir grandes prédios.

* Nota 1: Muitos Franceses não falam outra língua, então para ficar em sua zona de conforto, nas férias preferem viajar e descobrir o interior da França, portanto, o mês de Agosto é a altíssima temporada na França, muitos pequenos comércios são fechados, muitos médicos viajam, tudo fica lotado e acredite, não será um prazer descobrir o pais nesse mês.

Se você se interessou por este tipo de hospedagem, pode acessar o site http://www.chambresdhotesdecharme.com/ e olhar as mais diversas casas disponíveis, assim como as decorações dos quartos.

                                                             Quarto de um Hotel                           (Foto: Estiloeboa)

Para finalizar esse post, prefiro acreditar que um dia, no Brasil, será possível acreditar mais no próximo e nos sentir seguros mesmo com pessoas que desconhecemos, porque o brasileiro em geral é um povo bom e alegre...

Um comentário: