... boa cozinha


... boa cozinha (Chocolate Quente, uma boa pedida...)

                                                                                                                                         
                                                                              (Imagem: Estiloeboa)

Nos dias frios do inverno, quem nao gosta de um bom cappuccino ou de um chocolate quente?
Bom como nao sou adepta ao café, fico com a segunda opçao e neste inverno que passou tomei muitos, mais muitos chocolates quentes em diversos locais diferentes... alguns mais ou menos luxuosos...
Um certo dia, vi que a forma com que a bebida era apresentada nos dava mais ou menos vontade de beber, por isso resolvi tirar algumas fotos e compartilhar com voces, leitores, assim nas noites frias ao lado da familia, amigos ou mesmo naquele encontro a dois, pode ser interessante tomar o bom e velho chocolate quente.
Aqui na Europa essa bebida é disponibilizada em praticamente todos os lugares, ela pode vir ja preparada, pode vir uma xicara acompanhada de uma jarrinha de leite e o pozinho em um sachet ou até mesmo pode vir um concentrado de chocolate com o leite a parte para dissolver caso o cliente deseje. O importante é saber que na Italia o chocolate quente costuma quase sempre ser muito consistente, por isso é bom checar com o garçon antes de pedir.

Olhe esse modelo abaixo servido no Hotel de Paris em Monaco, aqui, foi servido em jarras de prata o leite quente e o chocolate concentrado para entao serem misturados pelo cliente na xicara. Olhem o detalhe na alça das jarras... um pequeno guardanapo personalizado para nao se queimar a mao com a jarra quente.

                                                                                                    (Imagem: Estiloeboa)

Nesse outro modelo, servido no Hotel Monte Carlo Bay também em Monaco, o chocolate ja dissolvido no leite foi servido em uma pequena jarra de prata, o detalhe é o coraçao formado propositalmente no meio do chocolate. Como fazer? Derrame um pouco de espuma de leite no centro do chocolate e entao com um palito de dente faça a parte de cima do coraçao puxando o chocolate para dentro da espuma do leite.
Aqui o chocolate quente foi servido acompanhado com bolachinhas de leite.

                                                                                                    (Imagem: Estiloeboa)

Nesse outro modelo, servido em um quiosque na beira mar, também em Monaco, o chocolate ja dissolvido no leite foi servido como um milkshake, mais era chocolate quente e nao frio...
Detalhe: Foi servido com um biscoitinho para acompanhar... o biscoito pode também ser substituido por um chocolatinho.

                                        (Imagem: Estiloeboa)


Bom, espero ter inspirado a voces de organizar um encontro caloroso nos dias frios para se tomar um bom e saboroso chocolate quente!


______________________________________________________________________
                                                                                 (Foto: Estiloeboa)

Salada - Como ficar mais gostosa ou com uma melhor aparência?

Salada: Simples de se fazer, boa para a saúde, mais nem sempre saborosa de se comer...

Muitas vezes servida como entrada em jantares, pode vir ou não acompanhada de outros pequenos itens como mostrarei abaixo.

Não tem segredo para se fazer uma salada. Deve ser um dos pratos mais simples da culinária, mais como torna-la mais gostosa ou com uma aparência mais atraente é o que falarei nesse post.

Ingredientes:

Quanto aos ingredientes, basta juntar algumas verduras que você goste (vários tipos de alface, rucula, espinafre, almeirao, couve, etc...). Na imagem acima temos dois tipos de alface, de cores diferentes para dar um visual mais interessante.
Para quem gosta, pode-se adicionar cebola picada, tomate, coentro ou cebolinha, etc... Na imagem acima, foi acrescentado brotos de feijão para complementar o aspecto visual, uma vez que a apresentação do prato é tão importante quanto o sabor.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes.

O segredo:

Na minha opinião o segredo de uma boa salada é o molho... Ele não deve ser muito calórico (mesmo porque o objetivo de se comer salada muitas vezes é a redução de calorias), mais o molho deve ser saboroso.

O ideal é fazer o molho em um recipiente separado, provar e logo antes de se servir o prato, espalhar pela salada ou mesmo colocar em uma molheira na mesa para que cada um sirva-se a vontade.

Receita de molho 01 (mais leve) - De uma forma simples, pode-se misturar azeite de oliva, vinagre balsâmico, um pouco de limão, pimenta do reino e sal... (O azeite retira um pouco da acidez do vinagre e do limão).

Receita de molho 02 (Um pouco calórica porque tem creme de leite, por isso não colocar muito) - Misture um pouco de mostarda (1 colher de sobremesa), sal, pimenta do reino, 1 cebola picada bem fina, 2 colheres de sopa de vinagre, e creme de leite. Recomendo colocar os ingredientes aos poucos e provar de acordo com o seu gosto.

Receita de molho 03 (Feita com iogurte natural que substitui o creme de leite, sendo menos calórico) - Misture um iogurte natural, um pouco de mostarda, 1 colher de azeite de oliva. Coentro, cebolinha, sal e pimenta do reino a vontade.

Composição no Prato:

Nessa hora, você pode usar sua criatividade de acordo com os seus utensilhos e ingredientes disponíveis. Pode-se montar em um prato com formato diferente como o da foto abaixo, acrescentar algumas fatias de salmão fume ou mesmo um tartare de atum (como o da imagem), pode-se também colocar uma pequena verrine com algo leve como tomate + mossarela, cenoura cozida + coentro + alho, etc... (Na imagem temos uma verrine de chantily de limão)


Espero que tenham gostado da dica, que comentem e se desejarem, posso colocar a receita do tartare de atum ou do chantily de limão depois.

________________________________________________________________________

                                                                                  (Foto: Estiloeboa)

Azeitona - Olive - Azeite


Falo muito das diferenças culturais entre o Brasil e a Europa, entre a cultura francesa e a brasileira... Pois bem, há algo muito interessante a respeito disso que eu gostaria de ressaltar nesse artigo...

Além das minha observações pessoais, descobri que a região mediterranea é responsável pela produção de 95% da produção mundial de azeite, e o sul da frança faz parte desta região (aqui podemos ver inúmeras oliveiras, muitas delas centenárias). Por outro lado o Brasil é o sétimo maior importador de azeite de oliva e o segundo na importação de azeitonas (isso porque o Brasil não planta oliva). Talvez isso explique o meu interesse ou mesmo a reaçao de admiração de muitos brasileiros ao ver pela primeira vez uma oliveira...

Como produzimos soja e não azeitonas, o custo do óleo de soja é muito mais barato que o do óleo de oliva. E é por este motivo que, mesmo sabendo que o oleo de oliva é mais saudavel (melhora o funcionamento do estômago, dos intestinos, dos pâncreas e do sistema hepato-biliar), continuemos utilizar o óleo de soja (o Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo) e aos poucos estamos incorporando o óleo de girassol na nossa dieta alimentar. O fato é que não precisa ser muito inteligente para saber que onde se produz é mais barato, na Holanda, por exemplo, o custo do óleo de oliva é quase 5 (cinco) vezes mais caro que o óleo de girassol, pelo mesmo motivo - eles não produzem oliva e sim girassois.

A culinária francesa é conhecida e famosa no mundo inteiro, aqui em quase toda família se tem um chef de cozinha... heheheh, ou pelo menos alguém que saiba cozinhar muito bem e fazer as mais diversas receitas, muitas delas bem sofisticadas (falarei mais sobre isso em um artigo a parte, pois o assunto é longo).

Aqui se usa o óleo de oliva para cozinhar. De fato, o uso desse óleo realça o sabor dos alimentos e é muito apreciado. Não fique surpreso se um dia for no supermercado nesta região (sul da França, região mediterranea, cote d'azur, provence), la sera possivel ver uma imensa variedade de óleo de oliva e de outros produtos derivados do fruto da oliveira. E um destes produtos, que particularmente gosto muito é a Tapenade - para quem não conhece, Tapenade é como um patê  feito de azeitonas, aqui muito usado como aperitivo (serve-se antes do jantar, passado no pão).

Receita da Tapenade

250g de azeitonas pretas
100g de anchovas (um espécie de sardinha enlatada)
2 colheres de azeite de oliva
uma pitada de pimenta do reino
suco de 1 limão

Pra fazer essa receita não precisa ter muita pratica não, basta mixar as azeitonas com as anchovas, formando um patê, depois adicione o azeite e pimenta do reino a gosto. Por fim adicione o suco do limão.

Aqui pode-se servir já passado no pão, junto com algo para beber, antes do jantar, a medida que os convidados vão chegando (aperitivo), mais no Brasil pode ser interessante utilizar para variar o famoso patê de atum que tem em todo buffet.
Também pode ser usada em saladas, como um molho por cima das folhas, ou mesmo no pão, como acompanhamento.