... boa aparência

                                                                              

Vitrine - Manequim Realista

Olhe essa foto acima. Repare a pose, o rosto, os cabelos, a roupa... a impressão que se tem é que estamos olhando para uma pessoa, não é mesmo?


Bom, talvez essa foto ajude a justificar o encantamento de muitos Brasileiros com as vitrines na Europa... Reconheço que da primeira vez que visitei Paris não conseguia parar de fotografar, tanto os monumentos (que estão espalhados por toda a cidade) quanto as vitrines de lojas.


Dizem que Paris é a capital da moda e da criação... e eu concordo! Visitar Paris é sempre bom, no período Natalino é ainda melhor... O clima  em dezembro não é tão ameno, mais combina com o período Natalino e como em qualquer outro lugar do mundo, as vitrines estão sempre maravilhosas para atrair os milhares de turistas que passam pela capital Francesa.

Obs.: Nessa vitrine, embora os manequins não sejam realistas, a Zebra pode ser considerada bem real, não?

                                                                                

Bom, este ano pretendo ter boas imagens para postar do período natalino em Paris, no entanto agora, o assunto é outro.


Para quem não sabe, manequins são aqueles bonecos que ficam nas vitrines e até mesmo no interior das lojas... Agora o Manequim Realista é aquele manequim que é muito parecido com uma pessoa de verdade, com poses mais naturais, maquiagem, peruca, etc. (como o da primeira foto), e é este tipo de manequim que eu considero o mais interessante e por isso resolvi buscar referencias e informações para este produto.


Aqui na França, tem um site muito interessante, especializado em manequins, e que vende on line, entregando também no Brasil. Nele os preços variam de 300 a 700 euros cada, porém eles fornecem também pacotes com vários manequins realistas juntos, dentre outras opções de expositores... http://www.mannequins-online.com/fr/tendances/vitrines-realistes-9_62.html

Vale também visitar a parte "tendances" do site acima... la terá algumas fotos de vitrines, exposiçoes, videos, etc.


No Brasil, o site expo manequins também fornece esse tipo de produto, porém não tem o preço no site, podendo você entrar em contato para maiores informações... http://www.expormanequins.com.br/produtos.php

No mais, espero que as referencias possam ser interessantes... e para mais informações, fiquem a vontade para enviar seu comentário.



               
 (Ilustração: Bruno Delfino)

Desenho de Moda

Após alguns anos de busca, descobri recentemente um livro de Desenho de moda atual e muito bom e foi esse livro que me motivou a escrever um pouco sobre o assunto. O livro se chama Cours de dessin de mode 2, mais no final do artigo colocarei links e mais detalhes para os interessados.

Faz parte da vida do estudante de moda o desenho de croquis... embora sabemos que ser um bom desenhista não é pré requisito para ser um estilista ou mesmo para o sucesso profissional, podendo o estudante optar em atuar em outras áreas do Design de Moda.

Desenhar não é sempre fácil pra todo mundo, há aquelas pessoas que possuem uma enorme facilidade e talento e há também aquelas pessoas que com muita persistencia e treino chegam a resultados surpreendentes.

Acredito que o croqui é a forma mais comercial de mostrar um trabalho e de certa forma convencer quem esta vendo que a idéia é boa. O desenho é a primeira plataforma para se dar vida a uma ideia, claro que depois essa ideia ira se transformar em um produto comercial ou simplesmente um expositor de tendências (como algumas criações não comerciais vistas em desfiles).

E se o croqui é a forma mais barata de se vender uma ideia, temos duas possibilidades de executa-lo: 
- A primeira e mais fácil seria copiar a base de um croqui qualquer, fazendo as modificações particulares.
- A segunda e mais interessante seria aprender a desenhar o corpo humano, saber suas proporções, saber desenhar de forma básica e rápida algumas posições e assim desenvolver um estilo próprio (seja ele lúdico ou mais técnico). Assim como um pintor que consegue desenvolver seu estilo de forma que ao olhar o quadro o telespectador saiba quem é o criador, esse também é o desafio do estilista em suas criações (seja ela a marca, o produto ou mesmo o croqui). 

O livro descrito abaixo ensina as proporções do corpo, o desenho estático, poses assimétricas, como desenhar as varias posições de membros, desenho de face, cabelos, a base para o desenho técnico, como colorir, etc... Considero a edição bem completa e vale a pena.

1 - Para quem tem facilidade de entender ou conhece um pouco da língua francesa, os dados são:
Nome: Cours de Dessin de Mode 2
Autor: Zeshu Takamura
Editora: Eyrolles
Ano de lançamento: Final de 2009
Possível link para compra ou para reconhecimento da capa do livro: http://www.amazon.fr/Cours-dessin-mode-Zeshu-Takamura/dp/2212124937