segunda-feira, 29 de novembro de 2010

... boa cultura (Estações do Ano na Europa)

                                                                           (Foto: Estiloeboa)

Estações do Ano: Os pontos positivos e negativos de te-las bem definida

Todos sabem que na Europa, assim como outros países do hemisfério norte, as pessoas conhecem bem as diferenças das estações do ano... bom, nós brasileiros também sabemos, porém muitas vezes, através dos livros de geografia, dos calendários, de imagens fotográficas, da televisão, etc.

Vivenciar um ano no exterior, pode mudar seu conceito quanto a esse assunto.... Claro que de varia de país para país. Dependendo da localização, algumas das estações podem ser mais amenas ou não, porem a real diferença entre uma estação e outra existe e quem nos mostra isso claramente é a natureza... (aprender a observar e admirar a natureza foi também uma das coisas que aprendi aqui).

                                                                              (Foto: Estiloeboa)

1 - Verão: Resolvi começar pelo verão, porque é o período mais alegre para as pessoas daqui... No sul da Europa, o verão é mais intenso, as temperaturas são mais elevadas e por um período maior, o que atrai muitos turistas do Norte.
Pontos Positivos: Pessoas alegres, roupas leves e com mais cores, praias cheias, pessoas nas varandas dos restaurantes celebrando a possibilidade de estar ao ar livre e aproveitando o clima agradável, férias escolares,  etc. Enfim é como um período extenso de festa por toda parte, para todo mundo, de todas as idades... Detalhe: Aqui no sul o sol fica até umas 21:00 horas o que torna o dia mais longo e aproveitamos mais.
Pontos Negativos: Como as roupas para o verão não foram utilizadas por um período de aproximadamente 6 meses, estas estão guardadas em uma caixa, ou no fundo do armário (para dar espaço para as roupas de inverno que muitas vezes são volumosas), então teremos o trabalho de reorganizar tudo, para toda família, e para quem tem crianças pequenas, que crescem rápido, muitas roupas não servirão mais e é hora de comprar novas roupas pra substituir... Assim como no Brasil, os hotéis estão lotados, pode ter tráfego nas estradas, filas em lojas e supermercados, etc.

                                                                             (Foto: Estiloeboa)

2 - Outono: Como vocês devem imaginar ou saber, o sinal de que o verão esta acabando e o outono esta chegando é dado pelas árvores, que começam a amarelar suas folhagens que depois cairão por toda parte...
Pontos Positivos: As coisas se acalmam novamente, acabou a festa, pessoas começam a se reorganizar, começa o ano letivo na Europa e o clima ainda é agradável.
Pontos Negativos: Muitos começam a ficar triste pelo fim do verão, pelo inverno que vira... As árvores começam a perder sua cor, embora ainda seja agradável de se ver e quem tem jardim tem o trabalho de recolher folhas quase que diariamente...

                                                                            (Foto: Estiloeboa)

3 - Inverno: Caracterizado pela neve... (porem não é em toda Europa que presenciamos esse evento)
Pontos Positivos: Olhar a neve caindo, sentar na beira da lareira para se esquentar, ficar até mais tarde na cama, esquiar, patinar no gelo, etc.
Pontos Negativos: Ficar dentro de casa o tempo quase todo, estar sempre com roupas de frio, possíveis problemas com gelo na pista, guardar as roupas de verão e retirar as de inverno das caixas, etc.
Nesse período o dia escurece muito mais cedo, por volta de 17:00 horas já começa escurecer.

                                                                           (Foto: Estiloeboa)

4 - Primavera: Considero simplesmente lindo esse período, me lembro que quando criança, ainda no Brasil, assistindo os desenho animados, que sempre representava as flores saindo e os pássaros cantando para simbolizar a primavera... e é essa imagem que ficou em minha memoria... e é essa mesma imagem que vejo por aqui.
Pontos Positivos: O clima começa a esquentar, as árvores começam a brotar, os pássaros cantam por toda parte, as flores enfeitam os jardins por toda cidade, é a vida que se renova...
Pontos Negativos: Como tem muitas flores, tem muitos animais como abelhas, as vezes mosquitos e em um certo período tem muita lagarta.

Pra finalizar este post, deixo aqui um espaço aberto para que as pessoas coloquem suas experiências pessoais com relação as estações do ano... tem quem goste de vivência-las e também tem aqueles que preferem o clima tropical do Brasil... eu particularmente só não gosto tanto do inverno e neste período sinto mais saudades do meu pais de origem, no resto do ano, gosto bastante de viver aqui.

3 comentários:

  1. Adoro o outono. O vento típico dessa estação batendo no corpo, o clima ameno e o barulho das árvores acalmam a alma... É como se eu estivesse no céu.

    ResponderExcluir
  2. Na França as datas sao:
    Primavera (Printemps): 21 de março a 21 de junho
    Verão (Eté): 21 de junho a 21 de setembro
    Outono (Automne): 21 de setembro a 21 de dezembro
    Inverno (Hiver): 21 de dezembro a 21 de março

    ResponderExcluir