sexta-feira, 12 de novembro de 2010

... boa aparência (Desenho de Moda)

                      (Ilustração: Bruno Delfino)

Desenho de Moda

Após alguns anos de busca, descobri recentemente um livro de Desenho de moda atual e muito bom e foi esse livro que me motivou a escrever um pouco sobre o assunto. O livro se chama Cours de dessin de mode 2, mais no final do artigo colocarei links e mais detalhes para os interessados.

Faz parte da vida do estudante de moda o desenho de croquis... embora sabemos que ser um bom desenhista não é pré requisito para ser um estilista ou mesmo para o sucesso profissional, podendo o estudante optar em atuar em outras áreas do Design de Moda.

Desenhar não é sempre fácil pra todo mundo, há aquelas pessoas que possuem uma enorme facilidade e talento e há também aquelas pessoas que com muita persistencia e treino chegam a resultados surpreendentes.

Acredito que o croqui é a forma mais comercial de mostrar um trabalho e de certa forma convencer quem esta vendo que a idéia é boa. O desenho é a primeira plataforma para se dar vida a uma ideia, claro que depois essa ideia ira se transformar em um produto comercial ou simplesmente um expositor de tendências (como algumas criações não comerciais vistas em desfiles).

E se o croqui é a forma mais barata de se vender uma ideia, temos duas possibilidades de executa-lo: 
- A primeira e mais fácil seria copiar a base de um croqui qualquer, fazendo as modificações particulares.
- A segunda e mais interessante seria aprender a desenhar o corpo humano, saber suas proporções, saber desenhar de forma básica e rápida algumas posições e assim desenvolver um estilo próprio (seja ele lúdico ou mais técnico). Assim como um pintor que consegue desenvolver seu estilo de forma que ao olhar o quadro o telespectador saiba quem é o criador, esse também é o desafio do estilista em suas criações (seja ela a marca, o produto ou mesmo o croqui). 

O livro descrito abaixo ensina as proporções do corpo, o desenho estático, poses assimétricas, como desenhar as varias posições de membros, desenho de face, cabelos, a base para o desenho técnico, como colorir, etc... Considero a edição bem completa e vale a pena.

1 - Para quem tem facilidade de entender ou conhece um pouco da língua francesa, os dados são:
Nome: Cours de Dessin de Mode 2
Autor: Zeshu Takamura
Editora: Eyrolles
Ano de lançamento: Final de 2009
Possível link para compra ou para reconhecimento da capa do livro: http://www.amazon.fr/Cours-dessin-mode-Zeshu-Takamura/dp/2212124937

Nenhum comentário:

Postar um comentário