quinta-feira, 11 de novembro de 2010

... boa cultura (Castelos)

Hotel Chateau d'Ouchy - Lausanne - Suisse      (Foto: Estiloeboa)

Castelos - Chateaux

Quando pequenos ouvimos inúmeros contos de fadas que se passam em castelos encantados... Bom, um dia crescemos, porém os castelos ficam sempre em nossa memória, presente no nosso imaginário... mesmo porque na realidade não temos castelos no Brasil...

Estas histórias fazem parte de uma série de aspectos culturais que absorvemos do exterior...

Hoje analiso criticamente o Natal, com seus pinheiros cobertos de neve, nas decorações dos shoppings com ursos polares, bonecos de neve, etc., O que esquecemos é que quando saímos do shopping, não vemos neve nenhuma, e sim um sol brilhante e forte de dezembro...Ou seja, absorvemos a cultura do hemisfério norte, sem ao menos fazermos as adaptações necessárias para a nossa realidade.

Aqui na Europa sim, tem neve e castelo pra todo lado, pra todos os gostos, em todo estado de conservação, e até pra todos os bolsos se você quiser comprar um. Sim, é verdade, aqui descobri que é possível comprar castelos seja pra morar, pra fazer um hotel, um restaurante, um museu, etc.

Aqui, podemos visitar castelos muito luxuosos e ate se hospedar em alguns deles. O castelo na foto acima se chama Le Chateau d'Ouchy, ele possui 800 anos e foi reconstruído no século 19. Hoje ele funciona como um hotel de luxo em Lousanne, na Suiça, as bordas do Lago Léman (nome francês) ou Lago Geneve (nome suíço).

Para os interessados em se hospedar nesse ou em outros castelos basta visitar no site http://www.chateauxhotels.com/ agora para aqueles que tem vontade de comprar um castelo ou ao menos por curiosidade ver os preços, as decorações interiores, os jardins e até mesmo as mais variadas possibilidades de aquisição, aqui na França o site http://www.agencemercure.fr/chateaux-manoirs.html possui uma variedade enorme de castelos a venda.

Para aqueles que tem curiosidade de saber como são os verdadeiros castelos, acho que vale a pena entrar nos sites e um dia, ao visitar a França ou outro pais aqui na Europa possam conhecer pessoalmente castelos originais, além daqueles que todo turista visita, como o Chateau de Versailles por exemplo.

O que eu posso dizer é que ver um castelo de verdade é mesmo muito emocionante, eles estão presente no meu imaginário e no de muitos brasileiros desde pequenos e acreditem, eles podem nos encantar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário