domingo, 14 de novembro de 2010

... boa viagem (dicas de viagem para o exterior)

                                                                                 (Foto: Estiloeboa)

Dicas de Viagem para brasileiros - Check List

Bom, cada viagem tem seu próprio check list, isso vai depender do lugar, de quanto tempo irá ficar, do clima e no caso de viagens para o exterior, essa lista de requisitos vai variar de acordo com as exigências de cada Pais.

Resolvi então falar um pouco dos procedimentos necessários para a viagem para a Europa, mais especificamente a França, porem alguns procedimentos e links podem ser validos para outros lugares também.

Quando falamos em viagem para o exterior, muitos brasileiros se enchem de duvidas, não sabem ao certo por onde começar e o que deve ser feito para que a entrada no pais de destinação seja tranquila e sem complicações.

1 - Passaporte: Bom, o primeiro passo é fazer o passaporte. Hoje no Brasil esse procedimento é bem simples, basta acessar o site da Policia Federal http://www.dpf.gov.br/ , clicar em "Requerer passaporte", depois colocar seus dados, no final clique em "Gerar Protocolo" e "Gerar GRU" (GRU é uma guia para pagamento da taxa que deve ser quitada nas agências bancarias até a data do vencimento). De posse do numero de protocolo que você recebe ao solicitar o passaporte no site, você deverá agendar, no mesmo site da Policia Federal, o atendimento num posto da Policia mais perto de sua casa.

2 - Habilitação Internacional: Se você pretende dirigir no exterior, também é um procedimento bem simples, basta acessar o site do Detran de seu estado, solicitar on line a Permissão Internacional para Dirigir PID, pagar a taxa e você receberá a sua habilitação internacional em casa, podendo ser usada enquanto estiver na condição de turista no exterior.

Depois do passaporte em mãos, o destino decidido, vem a hora de pequisar por agências, preços de pacotes aéreos ou até mesmo fazer tudo particular.

Obs.: Na Europa não é exigido visto para turista que pretende ficar ate 90 dias.

3 - Agência de Turismo: Se você pretende contratar uma agência de turismo, poderá anotar tudo o que gostaria na sua viagem como escalas, tipo de hotel, reservas de carro, passagens aéreas entre países no exterior, roteiro, seguro viagem, etc. (a própria agência tem sugestões para dar, sendo responsável por te ajudar a fazer tudo de forma correta, porem muitos agentes não ligam muito pro tempo perdido entre um lugar e outro, simplesmente torna possível seus desejos, conheço muita gente que vem e que descobre depois que de um lugar pro outro a distancia é muito maior do que imaginava antes e que devem voltar para pegar o avião de volta pro Brasil). Agora, essa facilidade tem seu preço e cabe a você decidir de que forma quer programar suas férias.

4 - Passagem Aérea: No entanto, se você não tem muito dinheiro, se é mochileiro ou mesmo se quer fazer um roteiro mais livre, pode fazer tudo por conta própria. No Brasil, o www.submarinoviagens.com.br oferece os serviços de reserva on line e de comparativo de preços das companhias aéreas.

Compre sempre passagem de ida e volta, pois facilita pra imigração saber que você tem data prevista para o retorno e não pretende ficar no pais.

Nessa etapa do processo, uma dica que dou é que, se você não fala inglês ou não domina a língua do pais de destinação (muitas vezes tem algum parente ou amigo esperando no aeroporto), a TAP - companhia aerea portuguesa www.tap.pt - é uma boa opção, pois você se sentirá mais confortável em falar sua própria língua e ate mesmo a primeira conexão na Europa em geral é em Lisboa, sendo que a imigração fala português, facilitando o entendimento e dando mais confiança para aqueles que nunca viajaram para a Europa.

Obs.: Muitas companhias aéreas possuem programas de fidelidade e uma viagem internacional garante muitos pontos, portanto, faça seu cadastro no próprio site da companhia escolhida para que se possa computar seus pontos a partir da primeira viagem. Importante: O cadastro deve ser feito antes da data da viagem, para que se possa incluir a mesma depois.

5 - Hospedagem: Na França, tem um site muito útil para quem quer fazer reservas de hotéis, ver horários e valores dos trens pela Europa, pacotes, etc. é http://www.voyages-sncf.com/ .

Outro fator importante é que, ao viajar para França, caso você pretenda ficar na casa de familiares e amigos, você não terá reserva em hotel, neste caso, é importante que a pessoa que vai te receber procure a prefeitura da cidade que ela mora aqui na França (Mairie) e solicite um documento oficial que vai te acolher (certificat d'hebergement). E importante dizer que muita gente não faz isso na prática, mais é direito da imigração solicitar esse comprovante oficial e caso eles solicitem e você não possua, poderá ser deportado (se deportado você não terá direito a reembolso da passagem e poderá por algum tempo ou pra sempre perder o direito de entrar no pais). Se o destino não é a França, fique atento e se informe com a pessoa que irá te receber, porque há também outros países, como Portugal que exige um documento similar.

6 - Seguro de Viagem: Para qualquer viagem para Europa é exigido um seguro de saúde para o espaço Schengen. Antes de fazê-lo você deve ter a data de ida e volta já definida. Há varias empresas que disponibilizam esse serviço, basta pesquisar na internet "seguro saúde espaço Schengen". Porem para aqueles que não tem muita prática, sei que o site do submarino viagens citado acima disponibiliza o serviço, porem o mais barato que conheço é no site www.fac-internacional.com .

7 - Imigração: Em geral eles fazem as seguintes perguntas (O que você vem fazer aqui? Quanto tempo pretende ficar? Aonde vai ficar hospedado? Quanto dinheiro esta trazendo pra viagem?, etc.), porém pode haver variações e eles podem também exigir documentos e comprovante das informações ditas.  No mais é sempre bom dizer sempre a verdade e ter como comprovar o que diz.

8 - Dinheiro: E importante ter algum dinheiro em espécie (euro) e também cartões de créditos internacionais. Considera-se que se deve ter em média 50 euros por dia, porém acredito que se deve usar o bom senso, por exemplo, se você vai ficar 2 meses, na casa de amigos, por questões de segurança, não vai carregar quase 3000 euros com você. Importante saber que o cambio (troca de real por euro) poderá ser feito pelo seu banco ou em qualquer aeroporto internacionais do Brasil, bastando você ligar para saber o horário de funcionamento no aeroporto de sua cidade.

9 - Bagagem: Na bagagem que vai despachada, é sempre bom não conter itens que indicam que você vai morar no pais. Aconselho também não exagerar na quantidade de roupas, lembrando sempre de pesquisar o clima da destinação no mês da sua viagem (não são todos os países da Europa que Neva e não é o ano todo que faz frio aqui, por exemplo, no sul da França podemos ter facilmente mais de 30 graus no verão).

Na bagagem de mão, evite ser muito pesada, mesmo porque você poderá ter que ficar muito tempo no aeroporto (as de rodinha podem ser práticas, mais pra ser bagagem de mão, não podem ser grande demais), não se pode ter objetos cortantes, remédios sem receita medica, líquidos, gel, etc. Para quem quer uma informação mais completa, o site da Trip Service possui um artigo muito bom a respeito. http://www.tripservice.com.br/bagagem.php .

Leve em consideração que desvios de bagagens acontecem mais frequentes do que você pode imaginar, então coloque sempre um cadeado na sua mala, coloque algo pra identificá-la ou diferenciá-la de uma outra mala, porque tem passageiros desatentos que podem pegar sua mala por engano. Se possível, carregue uma peça intima ou uma blusa na bagagem de mão, porque em caso de desvio ou de problemas com cancelamento de aviões você poderá se trocar e não se sentirá desconfortável.

10 - Aeroporto: Para viagens internacionais pede-se uma chegada de 2 horas de antecedência, porém aconselho a usar sempre o bom senso, se você pretende fazer o cambio no aeroporto, se é um aeroporto muito movimentado, se você não tem muita experiência, etc. O importante é garantir sua tranquilidade desde o começo da viagem, não chegando muito em cima da hora do embarque.

11 - Check list: Um conselho útil é anotar numa agenda ou fazer um check list (lista para checar) de todos os detalhes, de tudo (seja documentação ou mesmo uma roupa) que você deve levar, para ter menos imprevistos possíveis.
                                                                 (Detalhe da foto acima)

Obs.: Depois irei elaborar um check list com intens padrão, claro que as adaptações dependera de cada um.

No mais, espero que o artigo seja útil e se esqueci alguma coisa ou se tem algo que você ainda tenha duvida, me escreva.

2 comentários:

  1. Achei ótimo as dicas!! Bem prático!! Agora falta colocar os melhores lugares da França para ir!! Sem ser Paris é claro!! Bares, parques, museus, lindas cidadezinhas !!! Me espera que tô chegando!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana! Que boa essa sua idéia de publicar este blog!

    Vou deixar uma contribuição a este post aqui.
    É sobre o Seguro de Viagem, da convenção de Schengen. Algumas operadoras de cartões de crédito oferecem gratuitamente esse seguro e enviam ao passageiro um certificado que pode ser apresentado aos agentes da imigração. Para ter direito, basta o passageiro comprar as passagens com um cartão elegível e solicitar o certificado do seguro pelo call center do cartão.

    ResponderExcluir