... boa cultura

                                                                               (Foto: Estiloeboa)

Cartoes de Natal à Moda Antiga

Nos dias de hoje, depois de uma avalanche de informaçoes trazidas pela internet, muitas vezes nao temos mais tanta paciencia para abrir os famosos Power Points (que antes até causava encantamento)... e muito menos os cartoes de Natal eletronicos, (que muitas vezes sao copias dos recebidos no ano anterior).
Concordo que enviar cartoes eletronicos é comodo e nao custa nada, mais é algo muito "sem graça" e se nao chama a atençao,  passa despercebido por quem recebe.

Pergunto entao a voce leitor...
1 - Alguma vez na vida voce ja enviou um cartao (impresso no papel) de aniversario ou de natal pra alguem querido?
2 - Voce tem uma agenda de papel com os seus contatos telefonicos ou apenas vai anotando no celular? (detalhe: muitas vezes o celular cai na agua ou simplesmente da uma pane e perdemos muitos dos nossos contatos)
3 - Voce tem uma agenda de endereços de seus amigos e parentes?
Bom, se a resposta a quase todas as perguntas acima for NAO, voce nao esta sozinho... e é por isso que compartilho com voces mais um aspecto da cultura européia. Aqui na Europa, é muito comum a pratica de enviar cartoes e ao enviar, voce também recebe os mais diversos e criativos cartoes.

Obs.: Se voce tem o endereço de um amigo, voce também pode fazer uma surpresa enviando um cartao postal ou mesmo uma pequena lembrança pelo correio.

Enviar cartoes de Natal (ou de aniversario) pode ser divertido e é uma delicadeza que nao necessariamente te custara muito dinheiro. Se voce tem tempo e talento, pode criar seus proprios cartoes, com desenhos, recortes de revistas, recortes de papel de presente, etc. Agora, se voce prefere comprar, as lojas especializadas oferecem opçoes de varios tipos, tamanhos e preços.

Comece entao anotar os endereços das pessoas especiais e depois é so preparar e enviar os cartoes. Este simples ato é de grande impacto e com o tempo voce também tera boas surpresas na sua caixa de correio (Boite poste).

Na ocasiao do Natal é mais facil, mais se voce quer ser ainda mais atencioso (a), mande também cartoes de aniversarios ou para outras ocasioes como formaturas, casamentos, etc.

...boa Idéia: 

A foto acima mostra uma otima dica pra se decorar a casa no Natal, expondo os cartoes recebidos.

Material:
Fitas de cetim vermelha
Pregadores de roupa
Tinta vermelha para artesanato em madeira

Modo de Fazer:
Primeiro amarre as fitas de cetim vermelhas em uma parte da casa, seja janela, no canto da parede, na porta, etc. (Na foto foi amarrado numa porta de vidro que nao se abre),
Depois é so pintar pregadores de roupa na cor vermelha (ou uma outra cor desejada) e esperar secar¨
Por fim é so prender os cartoes com os pregadores na fita como na imagem em detalhe abaixo.

                                    (Detalhe da foto acima)

Espero que a dica seja util e que voce receba muito carinho pessoalmente (das pessoas que estao perto) e também através de cartoes (das pessoas que estao longe).
_____________________________________________________


                                                    (Foto: Estiloeboa)


O Primeiro Papai Noel: Saint Nicolas

Poucas pessoas sabem que no inicio de dezembro, do dia 05 ao dia 06, comemora-se, em alguns paises da Europa, como no leste da França, Austria, Suiça, Luxemburgo, Bélgica, Russia, Polonia, Alemanha, Espanha e sobretudo na Holanda (aonde a tradiçao é muito forte), o dia de Saint Nicolas.




Portanto, enquanto o dia 25 de dezembro nao chega, vamos comemorar o dia de Saint Nicolas!
Na Holanda, o dia de Saint Nicolas é uma celebraçao nacional, chamada Sinterklaas. La, duas semanas antes de 05 de dezembro, Saint Nicolas chega ao pais em um barco, vindo da Espanha e depois é recebido em varias cidades do pais com festas. Dai, no dia 05 de dezembro, as familias se reunem em suas casas e fazem uma grande comemoraçao, aonde sao lidos poemas e distribuidos doces e pequenos presentes (Nesta data, o presente nao é dado simplesmente, mais a criança recebe uma xarada, ou um mapa, ou uma série de dicas para se chegar até o presente. Dai a criança deve descobrir e chegar até o local aonde esta escondido o presente com o nome dela. A forma de se chegar até o presente, é definida e criada pelos pais, de acordo com a idade e habilidades de cada criança).

Conhecido como o primeiro Papai Noel, Saint Nicolas distribui balas, bombons, frutas secas, bolos e as vezes também alguns pequenos presentes.

____________________________________________________________________

Estações do Ano: Os pontos positivos e negativos de te-las bem definida


Todos sabem que na Europa, assim como outros países do hemisfério norte, as pessoas conhecem bem as diferenças das estações do ano... bom, nós brasileiros também sabemos, porém muitas vezes, através dos livros de geografia, dos calendários, de imagens fotográficas, da televisão, etc.



Vivenciar um ano no exterior, pode mudar seu conceito quanto a esse assunto.... Claro que de varia de país para país. Dependendo da localização, algumas das estações podem ser mais amenas ou não, porem a real diferença entre uma estação e outra existe e quem nos mostra isso claramente é a natureza... (aprender a observar e admirar a natureza foi também uma das coisas que aprendi aqui).

                                                                              (Foto: Estiloeboa)

1 - Verão: Resolvi começar pelo verão, porque é o período mais alegre para as pessoas daqui... No sul da Europa, o verão é mais intenso, as temperaturas são mais elevadas e por um período maior, o que atrai muitos turistas do Norte.

Pontos Positivos: Pessoas alegres, roupas leves e com mais cores, praias cheias, pessoas nas varandas dos restaurantes celebrando a possibilidade de estar ao ar livre e aproveitando o clima agradável, férias escolares,  etc. Enfim é como um período extenso de festa por toda parte, para todo mundo, de todas as idades... Detalhe: Aqui no sul o sol fica até umas 21:00 horas o que torna o dia mais longo e aproveitamos mais.

Pontos Negativos: Como as roupas para o verão não foram utilizadas por um período de aproximadamente 6 meses, estas estão guardadas em uma caixa, ou no fundo do armário (para dar espaço para as roupas de inverno que muitas vezes são volumosas), então teremos o trabalho de reorganizar tudo, para toda família, e para quem tem crianças pequenas, que crescem rápido, muitas roupas não servirão mais e é hora de comprar novas roupas pra substituir... Assim como no Brasil, os hotéis estão lotados, pode ter tráfego nas estradas, filas em lojas e supermercados, etc.

                                                                             (Foto: Estiloeboa)

2 - Outono: Como vocês devem imaginar ou saber, o sinal de que o verão esta acabando e o outono esta chegando é dado pelas árvores, que começam a amarelar suas folhagens que depois cairão por toda parte...

Pontos Positivos: As coisas se acalmam novamente, acabou a festa, pessoas começam a se reorganizar, começa o ano letivo na Europa e o clima ainda é agradável.

Pontos Negativos: Muitos começam a ficar triste pelo fim do verão, pelo inverno que vira... As árvores começam a perder sua cor, embora ainda seja agradável de se ver e quem tem jardim tem o trabalho de recolher folhas quase que diariamente...

                                                                            (Foto: Estiloeboa)

3 - Inverno: Caracterizado pela neve... (porem não é em toda Europa que presenciamos esse evento)

Pontos Positivos: Olhar a neve caindo, sentar na beira da lareira para se esquentar, ficar até mais tarde na cama, esquiar, patinar no gelo, etc.

Pontos Negativos: Ficar dentro de casa o tempo quase todo, estar sempre com roupas de frio, possíveis problemas com gelo na pista, guardar as roupas de verão e retirar as de inverno das caixas, etc.
Nesse período o dia escurece muito mais cedo, por volta de 17:00 horas já começa escurecer.


                                                                           (Foto: Estiloeboa)

4 - Primavera: Considero simplesmente lindo esse período, me lembro que quando criança, ainda no Brasil, assistindo os desenho animados, que sempre representava as flores saindo e os pássaros cantando para simbolizar a primavera... e é essa imagem que ficou em minha memoria... e é essa mesma imagem que vejo por aqui.

Pontos Positivos: O clima começa a esquentar, as árvores começam a brotar, os pássaros cantam por toda parte, as flores enfeitam os jardins por toda cidade, é a vida que se renova...

Pontos Negativos: Como tem muitas flores, tem muitos animais como abelhas, as vezes mosquitos e em um certo período tem muita lagarta.



Pra finalizar este post, deixo aqui um espaço aberto para que as pessoas coloquem suas experiências pessoais com relação as estações do ano... tem quem goste de vivência-las e também tem aqueles que preferem o clima tropical do Brasil... eu particularmente só não gosto tanto do inverno e neste período sinto mais saudades do meu pais de origem, no resto do ano, gosto bastante de viver aqui.

__________________________________________________________________________

                                                                                    (Foto: Estiloeboa)


Cachorro também é gente! (pelo menos nos restaurantes)


Não só na França, como em muitos outros países, os cachorros são muitas vezes tratados como gente... Existem muitas pessoas que substituem o marido, a esposa ou até mesmo filhos pelo animal de estimação. Claro que tem pessoas que exageram e não falarei desses casos aqui...


No sul da França, o que mais tem é cachorro. Tem gente passeando com cachorro por todo o lado, o tempo todo - fim de semana então, a rua parece reservada para eles... Por um lado temos pessoas civilizadas que recolhem as "coisas" deixadas pelo cachorro no caminho, mais mesmo assim, aconselho, ao andar na França, sempre olhar por onde pisa... no inicio é possível que você tenha alguns incidentes, porém assim como os Franceses, o estrangeiro também se acostuma a desviar dos degetos.



Agora o fato que mais me surpreende aqui é a quantidade de cachorro nos restaurantes... Acho que chega a ser falta de educação, pois muitas vezes os restaurantes são pequenos e a sua mesa fica quase colada com a mesa do cliente ao lado, e lá esta o cachorro no colo da pessoa, enquanto ela come e enquanto você também come (há cerca de 40 centímetros de você). Eu, particularmente gosto muito de cachorro, tenho dois lindos, porém acho que a pessoa deve usar o bom senso: dentro da sua casa, no ambiente particular, você faz o que quiser, porém no ambiente publico, o espaço do outro deve ser respeitado. Em geral os cachorros são quietos e tem pessoas que deixam o bichinho no chão enquanto comem, porem não acho que é algo muito higiênico ter um cachorro que deita na rua (que é muito suja) e depois fique há poucos centímetros do prato que você vai comer.



E por falar em higiene, o Brasil é de longe um país muito higiênico - estamos sempre preocupados com isso. Talvez porque com o clima tropical, os alimentos se estragam mais facilmente (as bactérias se reproduzem mais rapidamente), talvez porque até há pouco tempo atrás, existiam muitas pessoas sem rede de esgoto, talvez porque tem muita campanha sobre higiene, talvez porque aprendemos em casa e na escolinha a sempre lavar as mãos antes de comer, etc... O fato é que, acreditem, morando fora presenciei coisas que hoje, no Brasil, ninguém faz ou aceita mais não.



E não é só na França não, na Itália, vi muitas vezes o atendente pegar no sanduiche (panini) sem luvas, e o mesmo receber o dinheiro para cobrar, e o mesmo limpar o balcão com um pano não muito limpo... tudo isso quase que ao mesmo tempo, sem lavar as mãos e sem usar luvas... dai pensei, se fosse no Brasil o cliente se recusaria comer e faria um "barraco"... hehehe



Na França, você vai na padaria, compra o pão e o procedimento é o mesmo... uma só pessoa sem luvas faz tudo (pega no pão e no dinheiro) e só enrola um pequeno papel no meio do pão, aonde você vai segurar... dai as pessoas colocam o pão debaixo do braço, na sacola com verduras, no banco do carro ou até mesmo saem com o pão (metade desembrulhado) pelas ruas...



Bom, mais não vou estender muito, isso é assunto para um outro post...




_________________________________________________________

                                 Flor da Lavanda                                                (Foto: Estiloeboa)

Lavanda - Campos de Lavanda - Usos

Para muitos brasileiros que ainda não conhecem a Europa, a palavra Lavanda é associada imediatamente a fragrância de perfumes ou produtos de higiene e beleza (alias essa é a utilização mais comum da lavanda), porem a lavanda vai muito além disso e é para desmistificar esse produto que escrevo esse artigo.

Aqui no sul da França (principalmente na região da Provence) a lavanda é muito mais que uma simples essência, ela pode ser utilizada nos mais diversos produtos e é um dos símbolos desta região. Encontramos lavanda em toda pequena lojinha de venda de produtos para turistas...

Os campos de lavanda florescem do final da primavera ate o inicio do verão, portanto se você estiver programando sua viagem ou se estiver nesta região no período que vai do final de Maio ate o inicio de Agosto, será possível visitar algum desses campos. 

Particularmente considero como uma experiência única, que vale a pena e que fará bem a todos os seus sentidos, veja:

1 - Visão: A imagem de um campo todo lilás é maravilhoso, veja http://www.google.fr/images?hl=fr&source=imghp&q=campos+de+lavanda&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

2 - Olfato: Imagina sentir o perfume natural da lavanda, em todo o ambiente... 

3 - Tato: Você poderá tocar a flor enquanto estiver la e ate mesmo ir para casa com um pequeno bouquet de lavandas...

4 - Paladar: Sim, existem produtos comestíveis a base de lavanda, como o chocolate, o licor, o sorvete, o mel, etc.

5 - Audição: Bom, esse sentido cabe a você dar sua interpretação ao vivenciar essa experiência...

No mais, para os interessados em fazer um tour pelos campos de lavanda, tem uma brasileira em Aix Provence que oferece esse serviço, basta acessar http://naprovence.com/ e mandar um email.

_______________________________________________________________


                                         (Ilustração: Raphael Thill)

Casamento - reflexões

O assunto casamento é sempre polêmico porém em algum momento da vida de uma pessoa, essa palavra vai surgir...


No Brasil, casamento é quase que obrigatório, não importa mesmo se o parceiro é honesto, se a convivência é agradável, se o casal tem aonde morar, se você conhece bem o noivo ou noiva, etc. O importante é casar e mostrar para a sociedade que não "ficou para titia", que é uma pessoa séria, que encontrou o amor da sua vida, que não é uma mãe solteira, dentre outros motivos... Aqui na Europa isso é coisa do passado, casar é menos importante do que a convivência entre as pessoas...


Tento entender o porque dessa cobrança tão grande da sociedade nesse pais e acredito que para o homem brasileiro, pedir a namorada em casamento é um atestado de que não é mais brincadeira, que não vai mais trair, que a leva a sério... e para a mulher pode ser a esperança de que não vai envelhecer sozinha, que não terá de enfrentar o olhar ou até mesmo as perguntas das pessoas em sua volta, que terá a possibilidade de de cumprir seu instinto natural através da maternidade (claro que pra tudo se tem as excessoes, não pretendo aqui generalizar, mesmo porque pessoas não são moldes iguais).


Aprendi com o passar dos anos que muitas vezes as pessoas falam demais, que ser discreto é polpar o outro de momentos desagradáveis, da famosa "saia justa"... é importante termos consciência de que somos responsáveis por aquilo que escolhemos falar ao outro (e pensar antes de falar deveria ser uma obrigação, mesmo sendo difícil, inclusive para mim), e somos também responsáveis pelo sentimento que causamos no próximo, porque tudo que parte de nós, será computado na nossa conta no final.


Em geral, o povo Europeu é mais discreto, eles respeitam o limite, o espaço dos outros e quando nos habituamos a isso percebemos que é mais lógico, mais evoluído e não frio como muitos brasileiros julgam ser.


Mais porque esse assunto de falar demais no post casamento??? Bom as pessoas falam demais, veja:


- Quando estamos namorando, qual a pergunta clássica? - Quando será o casamento?

(mais será que esse casal teve tempo suficiente para se conhecer? será que eles realmente se amam ou pode viver juntos?)



- Quando estamos casados, qual a pergunta clássica? - E o bebe?

(mais será que esse casal já esta preparado pra ter uma criança? será que as condições financeiras são propicias? será que eles já não estão tentando e estão com dificuldades? ou será mesmo que há um infértil e esse assunto é sensível?)



- Quando nasce o primeiro filho, mais uma pergunta... E pra quando será o segundo bebe?

(mais será que o casal não esta ainda digerindo a nova situação de serem pais de primeira viajem? será que eles não tem o direito de esperar o momento propicio para eles? será que eles já não tentaram e tiveram um aborto espontâneo?)



- Quando nasce o segundo filho, do mesmo sexo do primeiro, ainda assim tem uma pergunta clássica - E vocês não vão tentar um menino (a)?

(mais será que já não há dificuldades para se gerar as duas crianças? será que eles não estão apertados financeiramente? será que já não é suficiente para o casal 2 filhos? etc)



E por ai vai...


A minha conclusão é que as vezes as pessoas não tem assunto e vem com as mesmas perguntas, que de uma forma ou outra, se repete tantas vezes que acabam gerando uma cobrança social e influenciando em decisões importantes... Não seria melhor se colocar no lugar do outro, ser mais discreto e não perguntar tanto? Aqui a pessoa que decide se quer ou não falar algo, mesmo amigos próximos não perguntam coisas assim, sabe porque? Porque eles pensam mais no outro e se o outro não fala nada é porque não tem necessidade ou então está passando por algo difícil pra ele mesmo que é mais difícil ainda expor para a sociedade.


Sejamos mais conscientes do impacto de nossas ações no próximo!


___________________________________________________________________


Hotel Chateau d'Ouchy - Lausanne - Suisse                  (Foto: Estiloeboa)

Castelos - Chateaux

Quando pequenos ouvimos inúmeros contos de fadas que se passam em castelos encantados... Bom, um dia crescemos, porém os castelos ficam sempre em nossa memória, presente no nosso imaginário... mesmo porque na realidade não temos castelos no Brasil...


Estas histórias fazem parte de uma série de aspectos culturais que absorvemos do exterior...


Hoje analiso criticamente o Natal, com seus pinheiros cobertos de neve, nas decorações dos shoppings com ursos polares, bonecos de neve, etc., O que esquecemos é que quando saímos do shopping, não vemos neve nenhuma, e sim um sol brilhante e forte de dezembro...Ou seja, absorvemos a cultura do hemisfério norte, sem ao menos fazermos as adaptações necessárias para a nossa realidade.


Aqui na Europa sim, tem neve e castelo pra todo lado, pra todos os gostos, em todo estado de conservação, e até pra todos os bolsos se você quiser comprar um. Sim, é verdade, aqui descobri que é possível comprar castelos seja pra morar, pra fazer um hotel, um restaurante, um museu, etc.


Aqui, podemos visitar castelos muito luxuosos e ate se hospedar em alguns deles. O castelo na foto acima se chama Le Chateau d'Ouchy, ele possui 800 anos e foi reconstruído no século 19. Hoje ele funciona como um hotel de luxo em Lousanne, na Suiça, as bordas do Lago Léman (nome francês) ou Lago Geneve (nome suíço).


Para os interessados em se hospedar nesse ou em outros castelos basta visitar no site http://www.chateauxhotels.com/http://www.agencemercure.fr/chateaux-manoirs.html possui uma variedade enorme de castelos a venda.


Para aqueles que tem curiosidade de saber como são os verdadeiros castelos, acho que vale a pena entrar nos sites e um dia, ao visitar a França ou outro pais aqui na Europa possam conhecer pessoalmente castelos originais, além daqueles que todo turista visita, como o Chateau de Versailles por exemplo.

O que eu posso dizer é que ver um castelo de verdade é mesmo muito emocionante, eles estão presente no meu imaginário e no de muitos brasileiros desde pequenos e acreditem, eles podem nos encantar!


______________________________________________________________________

Lepiotes - Podem ser comestíveis ou tóxicos, depende do tipo.

Cogumelos - Champignons

Os Champignons (Cogumelos para os brasileiros) são na França muito conhecidos e muito apreciados. Eles fazem parte da culinária mais também da cultura, podendo ser objeto de entreterimento e de orgulho para os franceses que muitas vezes conhecem bem as espécies e suas propriedades (comestíveis ou tóxicos). O outono é um excelente período para a coleta dos champignons na natureza e é essa pratica que falarei agora.

No sul da França, há muitas áreas de preservação da natureza (falarei um pouco mais sobre a natureza mediterranea depois) e são nessas áreas preservadas que muitas pessoas desenvolvem uma pratica não muito comum para nos estrangeiros, mais que fazem parte da tradição francesa e que muitas vezes é passado de pai pra filho, como os famosos chás e remédios caseiros do Brasil.

Aqui, nos fins de semana observamos famílias inteiras na beira da estrada, com pequenos cestos de palha, coletando os champignons. As crianças adoram, correm de um lado para o outro, como se estivessem em busca de um tesouro perdido e quando encontram um cogumelo brotando da terra, chamam imediatamente os pais para que analisem se este poderá ser ou não colhido para o consumo. Por outro lado, observamos também pessoas de todas as idades que tem prazer em cozinhar e que vêem em busca de um ingrediente fresco e especial para seu prato, ingrediente esse que não pode ser encontrado em supermercado facilmente (alguns champignons são muito comuns - como o champignon de Paris, e outros só é possível encontrar na natureza como o Lepiotes da imagem acima )

O mais comum é saber através dos familiares qual é comestível ou não, mais se esse conhecimento não lhe foi passado pelo seus pais, não se desespere. Aqui não é difícil ver uma exposição sobre o tema e se acha com facilidade livros que são verdadeiras enciclopedias para orientar a respeito.

Particularmente, considero esse assunto muito delicado, porque há champignons que são muito tóxicos e que podem comprometer orgaos do organismo e ate mesmo matar, por isso o conhecimento deve ser muito preciso porque um engano pode ser fatal.

A pratica é tão comum aqui que, em caso de duvidas, a pessoa pode coletar o champignon e levar ate uma farmácia mais próxima, la, o farmaceutico deve ser habilitado a orientar se o exemplar colhido poderá ser ou não consumido.

Se vocês se interessam mais sobre o assunto ou se tem alguma informação relevante, favor fazer um comentário para enriquecer esse artigo.

Bjim