sexta-feira, 12 de novembro de 2010

... boa cozinha (Azeitona)

                                                                                  (Foto: Estiloeboa)

Azeitona - Olive - Azeite


Falo muito das diferenças culturais entre o Brasil e a Europa, entre a cultura francesa e a brasileira... Pois bem, há algo muito interessante a respeito disso que eu gostaria de ressaltar nesse artigo...

Além das minha observações pessoais, descobri que a região mediterranea é responsável pela produção de 95% da produção mundial de azeite, e o sul da frança faz parte desta região (aqui podemos ver inúmeras oliveiras, muitas delas centenárias). Por outro lado o Brasil é o sétimo maior importador de azeite de oliva e o segundo na importação de azeitonas (isso porque o Brasil não planta oliva). Talvez isso explique o meu interesse ou mesmo a reaçao de admiração de muitos brasileiros ao ver pela primeira vez uma oliveira...

Como produzimos soja e não azeitonas, o custo do óleo de soja é muito mais barato que o do óleo de oliva. E é por este motivo que, mesmo sabendo que o oleo de oliva é mais saudavel (melhora o funcionamento do estômago, dos intestinos, dos pâncreas e do sistema hepato-biliar), continuemos utilizar o óleo de soja (o Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo) e aos poucos estamos incorporando o óleo de girassol na nossa dieta alimentar. O fato é que não precisa ser muito inteligente para saber que onde se produz é mais barato, na Holanda, por exemplo, o custo do óleo de oliva é quase 5 (cinco) vezes mais caro que o óleo de girassol, pelo mesmo motivo - eles não produzem oliva e sim girassois.

A culinária francesa é conhecida e famosa no mundo inteiro, aqui em quase toda família se tem um chef de cozinha... heheheh, ou pelo menos alguém que saiba cozinhar muito bem e fazer as mais diversas receitas, muitas delas bem sofisticadas (falarei mais sobre isso em um artigo a parte, pois o assunto é longo).

Aqui se usa o óleo de oliva para cozinhar. De fato, o uso desse óleo realça o sabor dos alimentos e é muito apreciado. Não fique surpreso se um dia for no supermercado nesta região (sul da França, região mediterranea, cote d'azur, provence), la sera possivel ver uma imensa variedade de óleo de oliva e de outros produtos derivados do fruto da oliveira. E um destes produtos, que particularmente gosto muito é a Tapenade - para quem não conhece, Tapenade é como um patê  feito de azeitonas, aqui muito usado como aperitivo (serve-se antes do jantar, passado no pão).

Receita da Tapenade

250g de azeitonas pretas
100g de anchovas (um espécie de sardinha enlatada)
2 colheres de azeite de oliva
uma pitada de pimenta do reino
suco de 1 limão

Pra fazer essa receita não precisa ter muita pratica não, basta mixar as azeitonas com as anchovas, formando um patê, depois adicione o azeite e pimenta do reino a gosto. Por fim adicione o suco do limão.


Aqui pode-se servir já passado no pão, junto com algo para beber, antes do jantar, a medida que os convidados vão chegando (aperitivo), mais no Brasil pode ser interessante utilizar para variar o famoso patê de atum que tem em todo buffet.
Também pode ser usada em saladas, como um molho por cima das folhas, ou mesmo no pão, como acompanhamento.

Um comentário:

  1. Que Bacana Ana!!
    dividir conosco suas experiências foi uma excelente idéia...
    vou já testar sua receita de Tapenade!!
    Sucesso com seu blog, vou aparecer por aqui sempre que puder!
    bjsss

    ResponderExcluir