quarta-feira, 10 de novembro de 2010

... boa imagem (Capoeira)

                                                         (Foto: Estiloeboa)

Capoeira - Salvador - Bahia - Brasil


Como o Estilo e... boa imagem é direcionado para assuntos de fotografia, nada melhor que começar com uma das minhas melhores fotografias e seus dados técnicos.


Dados da Foto
Maquina: Canon
Modelo: PowerShot S3 IS
Exposiçao: 1/640s
Abertura: f/4
Flash: Não


Sabemos que a Capoeira é reconhecida mundialmente como uma arte marcial brasileira que mistura dança, luta e musica, porém, quando nós brasileiros, viemos morar no exterior descobrimos como essa expressão cultural é símbolo de nosso pais e junto com uma serie de outros elementos como a caipirinha, o Rio de Janeiro e o samba formam o estereótipo do brasileiro para o estrangeiro.

Nas grandes cidades brasileiras, é comum ver apresentações de capoeira nos centros comerciais, aonde há um grande numero de pessoas transitando, porém acredito que é em Salvador na Bahia que esse movimento ainda continua com força total. Em salvador, podemos ver a presença da capoeira nos mais diversos itens, como roupas, bonecos, souvenirs em geral, restaurantes, nos habitantes, na rua e até mesmo nas praias.

Salvador recebe milhares de turistas todos os meses, há aqueles que veem pelas belezas naturais, aqueles que veem para aprender o português e acreditem, tem pessoas que veem para salvador para aprender a capoeira na origem, com os mestres brasileiros.

Muitos brasileiros hoje, vivem na Europa e América graças a arte da capoeira. Elas fazem apresentações autônomas ou ate mesmo participam de companhias de dança para shows em restaurantes, em festas ou exposições com o tema Brasil (o que é muito comum por aqui).

No Brasil e também no exterior uma roda de capoeira nunca passa despercebida, em poucos minutos uma multidão de pessoas param em volta para assistir a apresentação, que muitas vezes é cheia de golpes ágeis que utilizam principalmente os pés, mais também as mãos com facões e ate bastões. Tudo isso junto cria um espetáculo para os olhos e ouvidos.

Nos sentimos orgulhosos ao ver uma expressão cultural, considerada muitas vezes como arte, admirada e respeitada pelo mundo.

Bjim

Nenhum comentário:

Postar um comentário