domingo, 14 de novembro de 2010

... boa idéia (Composição com velas)

                                                                                   (Foto: Estiloeboa)

Uso de Velas - Composição com Velas

Uma das coisas que aprendi aqui na Europa é que o ambiente ou a energia que sua casa tem se transmite para seus convidados. Aqui as pessoas passam muito tempo dentro de casa no inverno, talvez seja por isso que eles fazem mais atenção para criar um ambiente agradável e acolhedor o ano inteiro...

O resultado final depende de vários elementos, mais uma das maneiras mais antigas e baratas  de se criar um ambiente acolhedor é através de velas... Aqui as pessoas sabem disso e encontramos as velas em quase todas as casas e nas mais diversas composições e ocasiões. Aqui as velas são usadas para gerar pontos de luz indireta na casa, em pequenas mesas de canto, em estantes ou ate mesmo na mesa principal da casa (Fazer jantares faz parte da cultura francesa e falarei sobre o uso de velas como decoração de mesas de jantar uma outra vez).

Uma forma de utilizar as velas que eu gosto muito é fazendo composições, assim durante o dia serve como objeto de decoração e ao entardecer dá um charme especial a sua casa. As composições podem ser feitas com velas da mesma cor e tamanhos diferentes, com cores que se complementam e que combinam com a decoração da casa, com velas em pequenos potes, no interior de grandes vasos de vidro, em candelabros, etc. (com o tempo vou colocando fotos de exemplos).

Abaixo, temos a foto em detalhe de uma composição simples que fiz.

                                                                             (Detalhe da foto acima)

Para essa composição, comprei velas em diversos recipientes diferentes, porem todas na cor bege (você pode comprar na cor que combina com a decoração de sua casa). Coloquei as velas em uma pequena bandeja com fundo de vidro (para facilitar a limpeza) e amarrei algumas fitas de cetim da cor da bandeja, para completar o aspecto visual.
Sugiro que no entardecer, você ascenda apenas umas 3 velas intercaladas para não ficar demais e para facilitar a reposição das mesmas. Tenha sempre uma vela maior, para durar por mais tempo e não precisar repor com tanta frequência.

Agora, se você não achar esse tipo de vela para comprar no Brasil, basta ir em alguma Feira de Artesanato e encomendar para uma pessoa que vende velas. E ainda, se você for talentosa ou gostar de trabalhos artesanais, você mesma pode fazer, utilizando os mais diversos objetos de vidro transparente, fosco ou colorido para fazer você mesmo suas velas personalizadas. Na internet tem muitos sites que ensinam como fazer velas como o http://www.criarfazergratis.com/como-fazer-velas-artesanais/ .

Observação Importante: Utilizar velas exige um mínimo de atenção - não colocar perto de objetos de madeira ou tecidos, se possível colocar em um recipiente seguro (como uma bandeja, um vidro de decoração, um suporte especial para velas). Em casas com criança, colocar em lugar fora do alcance para evitar queimadura ou até mesmo que a criança tente comer a vela.

2 comentários:

  1. No Brasil tbm tem muitas velas, mas quase ninguém acende! Aqui as velas acesas fazem parte do ambiente. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a composiçao! E mais ainda as fotos do blog.
    Beijinho!

    ResponderExcluir