domingo, 21 de novembro de 2010

... boa idéia (Telemarketing)

                                                                     (Imagem Outdoor Paris)

Telemarketing - A Vigança

Acredito que o Marketing é uma excelente ferramenta para uma empresa nos dias atuais. O problema é o mau uso desta ferramenta, mais especificamente do Marketing através do telefone, que chamamos de Telemarketing.

O uso excessivo do telemarketing, numa época que não temos muito tempo a perder gerou clientes sem paciência... Bom, não vou generalizar, mais eu, particularmente, não tenho mais paciência nenhuma, principalmente se a abordagem é sem criatividade e muito longa.

Como tudo em excesso enjoa e enjoados ficamos sem interesse e sem paciência... descobrir formas pra se livrar do telemarketing sem ser mal educado é uma arte.

No Brasil o telemarketing em geral é chato e aqui na França não é tão diferente.... quando precisamos ligar para um serviço telefônico, esperamos horas, as vezes a linha cai e nem sempre solucionamos nosso problema, mais quando eles ligam para oferecer algo, muitas vezes a abordagem é chata e demora muito.

Agora aqui na França temos um fator agravador, a dificuldade de pronunciar de forma correta ou sem sotaque a língua francesa. Bom, muitos estrangeiros reclamam da mesma coisa (Encontramos pelo caminho algumas pessoas que tem dificuldade ou não fazem muito esforço para entender o que queremos dizer, embora já seja difícil para o estrangeiro tentar falar o Francês. E tem mais, muitos franceses não falam ao menos o Inglês).

Certa vez, liguei para solicitar um brinde por um serviço telefônico, embora eu tivesse o código, a atendente "não entendeu" quando falei em Francês, dai falei em inglês e a mesma "menina simpática" não falava inglês e não pode transferir para alguém que falasse... dai imagina o que aconteceu: a linha caiu. Concidência, ne?

Bom, isso não é um fato isolado, se você acha que fala bem Francês, mesmo morando anos na França você já foi e ainda será incompreendido muitas vezes. (Tenho conhecidos que moram há mais de 5 anos na França e que vivem ainda situações chatas como serem corrigidos quando falam ou ate mesmo das pessoas fingirem que não entenderam).

Bom o feitiço virou contra o feiticeiro. Agora, quando não quero dar explicações ou quando atendo o telefone e percebo que é telemarqueting eu simplesmente digo: "je ne parle pas bien francais" (Eu não falo bem francês) e as vezes ainda completo "e mon mari, il n'ai pas la" (e meu marido não esta aqui)... heheheh...

Sei que não devemos pagar com a mesma moeda, mais é uma forma bem eficiente de se livrar das pessoas incovenientes e sobretudo do telemarketing... e se funcionasse no Brasil eu faria o mesmo. A diferença é que no Brasil o povo tenta sempre ajudar o estrangeiro, mesmo através de mímica... na França nem sempre...

No mais, essa é uma dica, se você esta no Brasil ou em outro lugar do mundo, pode tentar falar com sotaque "eu não falo bem..." e ver se funciona contra as ligações chatas de telemarketing.

Obs.: A foto acima é de um outdoor super bacana que foi exibido em Paris em Dezembro/2009. Achei que a imagem seria ilustrativa, embora eu nunca tenha recebido algum telemarketing desta companhia. Sauvez-le = Salve ele

Nenhum comentário:

Postar um comentário