segunda-feira, 16 de maio de 2011

... boa cozinha (Salada, Salad, Salade)

                                                                                 (Foto: Estiloeboa)

Salada - Como ficar mais gostosa ou com uma melhor aparência?

Salada: Simples de se fazer, boa para a saúde, mais nem sempre saborosa de se comer...

Muitas vezes servida como entrada em jantares, pode vir ou não acompanhada de outros pequenos itens como mostrarei abaixo.

Não tem segredo para se fazer uma salada. Deve ser um dos pratos mais simples da culinária, mais como torna-la mais gostosa ou com uma aparência mais atraente é o que falarei nesse post.

Ingredientes:

Quanto aos ingredientes, basta juntar algumas verduras que você goste (vários tipos de alface, rucula, espinafre, almeirao, couve, etc...). Na imagem acima temos dois tipos de alface, de cores diferentes para dar um visual mais interessante.
Para quem gosta, pode-se adicionar cebola picada, tomate, coentro ou cebolinha, etc... Na imagem acima, foi acrescentado brotos de feijão para complementar o aspecto visual, uma vez que a apresentação do prato é tão importante quanto o sabor.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes.

O segredo:

Na minha opinião o segredo de uma boa salada é o molho... Ele não deve ser muito calórico (mesmo porque o objetivo de se comer salada muitas vezes é a redução de calorias), mais o molho deve ser saboroso.

O ideal é fazer o molho em um recipiente separado, provar e logo antes de se servir o prato, espalhar pela salada ou mesmo colocar em uma molheira na mesa para que cada um sirva-se a vontade.

Receita de molho 01 (mais leve) - De uma forma simples, pode-se misturar azeite de oliva, vinagre balsâmico, um pouco de limão, pimenta do reino e sal... (O azeite retira um pouco da acidez do vinagre e do limão).

Receita de molho 02 (Um pouco calórica porque tem creme de leite, por isso não colocar muito) - Misture um pouco de mostarda (1 colher de sobremesa), sal, pimenta do reino, 1 cebola picada bem fina, 2 colheres de sopa de vinagre, e creme de leite. Recomendo colocar os ingredientes aos poucos e provar de acordo com o seu gosto.

Receita de molho 03 (Feita com iogurte natural que substitui o creme de leite, sendo menos calórico) - Misture um iogurte natural, um pouco de mostarda, 1 colher de azeite de oliva. Coentro, cebolinha, sal e pimenta do reino a vontade.

Composição no Prato:

Nessa hora, você pode usar sua criatividade de acordo com os seus utensilhos e ingredientes disponíveis. Pode-se montar em um prato com formato diferente como o da foto abaixo, acrescentar algumas fatias de salmão fume ou mesmo um tartare de atum (como o da imagem), pode-se também colocar uma pequena verrine com algo leve como tomate + mossarela, cenoura cozida + coentro + alho, etc... (Na imagem temos uma verrine de chantily de limão)


Espero que tenham gostado da dica, que comentem e se desejarem, posso colocar a receita do tartare de atum ou do chantily de limão depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário