terça-feira, 9 de novembro de 2010

... boa cultura (Cogumelos)

Lepiotes                                                                   (Foto: Estiloeboa)

Cogumelos - Champignons

Os Champignons (Cogumelos para os brasileiros) são na França muito conhecidos e muito apreciados. Eles fazem parte da culinária mais também da cultura, podendo ser objeto de entreterimento e de orgulho para os franceses que muitas vezes conhecem bem as espécies e suas propriedades (comestíveis ou tóxicos). O outono é um excelente período para a coleta dos champignons na natureza e é essa pratica que falarei agora.

No sul da França, há muitas áreas de preservação da natureza (falarei um pouco mais sobre a natureza mediterranea depois) e são nessas áreas preservadas que muitas pessoas desenvolvem uma pratica não muito comum para nos estrangeiros, mais que fazem parte da tradição francesa e que muitas vezes é passado de pai pra filho, como os famosos chás e remédios caseiros do Brasil.

Aqui, nos fins de semana observamos famílias inteiras na beira da estrada, com pequenos cestos de palha, coletando os champignons. As crianças adoram, correm de um lado para o outro, como se estivessem em busca de um tesouro perdido e quando encontram um cogumelo brotando da terra, chamam imediatamente os pais para que analisem se este poderá ser ou não colhido para o consumo. Por outro lado, observamos também pessoas de todas as idades que tem prazer em cozinhar e que vêem em busca de um ingrediente fresco e especial para seu prato, ingrediente esse que não pode ser encontrado em supermercado facilmente (alguns champignons são muito comuns - como o champignon de Paris, e outros só é possível encontrar na natureza como o Lepiotes da imagem acima )

O mais comum é saber através dos familiares qual é comestível ou não, mais se esse conhecimento não lhe foi passado pelo seus pais, não se desespere. Aqui não é difícil ver uma exposição sobre o tema e se acha com facilidade livros que são verdadeiras enciclopedias para orientar a respeito.

Particularmente, considero esse assunto muito delicado, porque há champignons que são muito tóxicos e que podem comprometer orgaos do organismo e ate mesmo matar, por isso o conhecimento deve ser muito preciso porque um engano pode ser fatal.

A pratica é tão comum aqui que, em caso de duvidas, a pessoa pode coletar o champignon e levar ate uma farmácia mais próxima, la, o farmaceutico deve ser habilitado a orientar se o exemplar colhido poderá ser ou não consumido.

Se vocês se interessam mais sobre o assunto ou se tem alguma informação relevante, favor fazer um comentário para enriquecer esse artigo.

Bjim

Um comentário: