terça-feira, 16 de novembro de 2010

... boa cultura (Lavanda)

                                 Flor da Lavanda                                                (Foto: Estiloeboa)

Lavanda - Campos de Lavanda - Usos

Para muitos brasileiros que ainda não conhecem a Europa, a palavra Lavanda é associada imediatamente a fragrância de perfumes ou produtos de higiene e beleza (alias essa é a utilização mais comum da lavanda), porem a lavanda vai muito além disso e é para desmistificar esse produto que escrevo esse artigo.

Aqui no sul da França (principalmente na região da Provence) a lavanda é muito mais que uma simples essência, ela pode ser utilizada nos mais diversos produtos e é um dos símbolos desta região. Encontramos lavanda em toda pequena lojinha de venda de produtos para turistas...

Os campos de lavanda florescem do final da primavera ate o inicio do verão, portanto se você estiver programando sua viagem ou se estiver nesta região no período que vai do final de Maio ate o inicio de Agosto, será possível visitar algum desses campos. 

Particularmente considero como uma experiência única, que vale a pena e que fará bem a todos os seus sentidos, veja:

1 - Visão: A imagem de um campo todo lilás é maravilhoso, veja http://www.google.fr/images?hl=fr&source=imghp&q=campos+de+lavanda&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

2 - Olfato: Imagina sentir o perfume natural da lavanda, em todo o ambiente... 

3 - Tato: Você poderá tocar a flor enquanto estiver la e ate mesmo ir para casa com um pequeno bouquet de lavandas...

4 - Paladar: Sim, existem produtos comestíveis a base de lavanda, como o chocolate, o licor, o sorvete, o mel, etc.

5 - Audição: Bom, esse sentido cabe a você dar sua interpretação ao vivenciar essa experiência...

No mais, para os interessados em fazer um tour pelos campos de lavanda, tem uma brasileira em Aix Provence que oferece esse serviço, basta acessar http://naprovence.com/ e mandar um email.

Um comentário: