segunda-feira, 15 de novembro de 2010

... boa cultura (Casamento)

 

                                         (Ilustração: Raphael Thill)

Casamento - reflexões

O assunto casamento é sempre polêmico porém em algum momento da vida de uma pessoa, essa palavra vai surgir...

No Brasil, casamento é quase que obrigatório, não importa mesmo se o parceiro é honesto, se a convivência é agradável, se o casal tem aonde morar, se você conhece bem o noivo ou noiva, etc. O importante é casar e mostrar para a sociedade que não "ficou para titia", que é uma pessoa séria, que encontrou o amor da sua vida, que não é uma mãe solteira, dentre outros motivos... Aqui na Europa isso é coisa do passado, casar é menos importante do que a convivência entre as pessoas...

Tento entender o porque dessa cobrança tão grande da sociedade nesse pais e acredito que para o homem brasileiro, pedir a namorada em casamento é um atestado de que não é mais brincadeira, que não vai mais trair, que a leva a sério... e para a mulher pode ser a esperança de que não vai envelhecer sozinha, que não terá de enfrentar o olhar ou até mesmo as perguntas das pessoas em sua volta, que terá a possibilidade de de cumprir seu instinto natural através da maternidade (claro que pra tudo se tem as excessoes, não pretendo aqui generalizar, mesmo porque pessoas não são moldes iguais).

Aprendi com o passar dos anos que muitas vezes as pessoas falam demais, que ser discreto é polpar o outro de momentos desagradáveis, da famosa "saia justa"... é importante termos consciência de que somos responsáveis por aquilo que escolhemos falar ao outro (e pensar antes de falar deveria ser uma obrigação, mesmo sendo difícil, inclusive para mim), e somos também responsáveis pelo sentimento que causamos no próximo, porque tudo que parte de nós, será computado na nossa conta no final.

Em geral, o povo Europeu é mais discreto, eles respeitam o limite, o espaço dos outros e quando nos habituamos a isso percebemos que é mais lógico, mais evoluído e não frio como muitos brasileiros julgam ser.

Mais porque esse assunto de falar demais no post casamento??? Bom as pessoas falam demais, veja:

- Quando estamos namorando, qual a pergunta clássica? - Quando será o casamento?
(mais será que esse casal teve tempo suficiente para se conhecer? será que eles realmente se amam ou pode viver juntos?)

- Quando estamos casados, qual a pergunta clássica? - E o bebe?
(mais será que esse casal já esta preparado pra ter uma criança? será que as condições financeiras são propicias? será que eles já não estão tentando e estão com dificuldades? ou será mesmo que há um infértil e esse assunto é sensível?)

- Quando nasce o primeiro filho, mais uma pergunta... E pra quando será o segundo bebe?
(mais será que o casal não esta ainda digerindo a nova situação de serem pais de primeira viajem? será que eles não tem o direito de esperar o momento propicio para eles? será que eles já não tentaram e tiveram um aborto espontâneo?)

- Quando nasce o segundo filho, do mesmo sexo do primeiro, ainda assim tem uma pergunta clássica - E vocês não vão tentar um menino (a)?
(mais será que já não há dificuldades para se gerar as duas crianças? será que eles não estão apertados financeiramente? será que já não é suficiente para o casal 2 filhos? etc)

E por ai vai...

A minha conclusão é que as vezes as pessoas não tem assunto e vem com as mesmas perguntas, que de uma forma ou outra, se repete tantas vezes que acabam gerando uma cobrança social e influenciando em decisões importantes... Não seria melhor se colocar no lugar do outro, ser mais discreto e não perguntar tanto? Aqui a pessoa que decide se quer ou não falar algo, mesmo amigos próximos não perguntam coisas assim, sabe porque? Porque eles pensam mais no outro e se o outro não fala nada é porque não tem necessidade ou então está passando por algo difícil pra ele mesmo que é mais difícil ainda expor para a sociedade.

Sejamos mais conscientes do impacto de nossas ações no próximo!

Um comentário:

  1. post super verdadeiro, ana! depois dizemos que os franceses são frios mas certas vezes a tal frieza é explicada...
    muito legal seu blog, ja add pra visitar sempre
    bjssss

    ResponderExcluir