quinta-feira, 18 de novembro de 2010

... boa idéia (Como decorar uma mesa? Dicas para fazer um jantar completo)

                                                                                                       (Foto: Estiloeboa)
Decoração de Mesa - Dicas Básicas


Não é muito da cultura dos brasileiros fazer jantares sentado a mesa, somos mais informais, cada um se serve como quiser e o quanto quiser. Mais esse tipo de jantar, pode ser criativo e não tão formal como imaginamos... o tom da noite, você é quem decide!

Saiba que essa cultura tem suas vantagens e não é tão difícil como parece... Surpreenda quem você gosta! Na verdade acredito que se você fizer um jantar para alguns amigos nesse estilo, eles podem ficar impressionados e até mesmo sentir se importante, uma vez que você gastou seu tempo para pensar em algo bonito e criativo para seus convidados.

Vou dar um passo a passo, com algumas dicas que considero valiosas...

1 - Mesa: é preciso ter uma mesa - o tamanho vai variar com a quantidade de convidados, todos devem sentar e estar confortáveis... (se não tiver uma mesa muito grande, pode usar a criatividade e criar uma mesa ou mesmo juntar mais de uma mesa para ficar no tamanho desejado) aconselho começar com poucos convidados (1, 2 e até mesmo 3), ate que você adquira prática, porque da um pouco de trabalho fazer esse tipo de jantar... embora no final é muito prazeroso e tenho certeza de que vão gostar!

2 - Tema: Você pode escolher um tema pra noite, como jantar italiano, jantar a francesa, noite brasileira, tema do campo, flores, infância, etc. Assim fica mais fácil direcionar a decoração e escolher o cardápio.  Mais não é fundamental ter um tema.

3 - Musica: Você pode escolher uma musica ambiente, uma musica mais animada no inicio e mais tranquila durante o jantar (porque as pessoas devem conversar e o som não pode atrapalhar), ou você pode escolher não ter musica nenhuma, curtir o silencio.

4 - Decoração da Mesa: A forma mais fácil e simples de decorar uma mesa é colocar um forro branco ou neutro e um vaso com algumas flores ou até mesmo elaborar um arranjo bem bonito (detalhe: o vaso com flores, assim como qualquer elemento que você colocar no meio da mesa deve ser baixo, porque esse tipo de jantar serve para que os convidados possam conversar, se conhecer melhor, passar um tempo real juntos e é importante que todos possam ter contato visual com todos na mesa - Agora se você tem um objeto alto que você acha lindo e indispensável, coloque na cabeceira da mesa e não coloque cadeira nenhuma atrás deste objeto, assim todos podem ver o lindo objeto de decoração sem atrapalhar o contato visual entre os convidados)

Se você escolheu um tema, ou não, pode usar toda sua criatividade para decorar a mesa, criando objetos, colocando pétalas de rosas, colocando pequenas velas em uma vasilha bonita com agua, fazendo pequenos arranjos com flores do seu jardim, etc.

Exemplos:
- Tema Itália: Você pode usar as cores da bandeira, como o verde, branco e vermelho para decorar a mesa, colocar pequenos macarroes espalhados pelo forro ou mesmo dentro de vidros decorativos, pode colocar algum objeto que você ganhou de um amigo que visitou a Itália, pode comprar guardanapos de papel vermelho e verde, etc.
- Tema Casa de Campo: Você pode comprar pequenos vasos de plantas coloridos, de diversos tamanhos, colocar alpiste e esperar que a graminha verde nasça, assim poderá decorar o meio da mesa, pode também colocar pequenos objetos de plástico ou mesmo de verdade (porém novos) sobre a mesa, colocar flores espalhadas, algumas bolas de cipó, etc.

5 - Lugar para sentar: Para ser uma boa anfitriã, você deve pensar no conforto e bem estar dos convidados, em geral, jantares a mesa podem demorar algumas horas e definir o lugar para cada pessoa sentar pode ajudar para que ninguém fique isolado e que as pessoas fiquem perto daqueles que tem mais afinidades. Para isso, você pode utilizar sua criatividade ou simplesmente fazer pequenos cartões com os nomes dos convidados e colocar em cada lugar, em cima do prato, na preparação da mesa. Se você tem um tema, pode usar algo relacionado com o tema pra escrever os nomes. Ex. Tema: Praia, pode usar pequenas conchas e escrever o nome dentro, e ainda colocar algumas pequenas pérolas no interior, como a foto abaixo.

                                                                                 (Foto: Estiloeboa)

Você também pode ver algumas ideias no link http://www.google.fr/images?hl=fr&q=marque+places&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi

6 - Disposição dos talheres e copos: Os talheres utilizado são definidos de acordo com o que será servido. A disposição depende do seu menu e o convidado retira os dois talheres de fora pra dentro para cada prato (pode ser garfo e faca pra peixe, garfo e faca pra carne, colher para sopa, colher e garfo para espaguete, etc.). Não esquecer de colocar um guardanapo para cada convidado.

Aqui na França, serve-se um bom vinho para acompanhar o jantar, mais quem não consome bebidas alcoólicas, bebe agua (gasosa ou não, com limão ou não) e até mesmo refrigerantes ou ice tea. Detalhe: Vinho branco para peixes, tinto para carnes e o rosé é mais usado no verão.

Na foto abaixo você verá 3 garfos e 3 facas, alem de 2 pequenos talheres para sobremesa. Nesse caso foi servido uma entrada e dois pratos principais (o que eu considero muito, apenas um prato principal é suficiente)

Repare que no canto esquerdo da foto tem um pequeno prato com um pão. Aqui na Europa é comum ter um pequeno pão ou fatias de uma bisnaga para acompanhar o jantar. A faca no pequeno prato é para se passar manteiga.

Obs.: Se você não tiver tantos talheres, não se desespere, tudo pode ser adaptado de acordo com seu material, aqui anoto a fórmula mais usada, mais há ocasiões que fazemos mais simples.

                                                                                    (Foto: Estiloeboa)


7 - Menu: Se você quer fazer algo mais especial e se tem habilidades manuais, pode criar um pequeno cartão (como um cartão de aniversário) com o menu do jantar. Importante saber que não é todo mundo que faz isso. O menu escrito é mais usado em situações especiais como natal, casamento, jantar de aniversário, etc. O menu, em geral é composto de:

- Aperitivo: Costuma ser servido com os convidados sentados no sofá, enquanto aguardam os outros convidados, enquanto conversam um pouco, etc. Se oferece como aperitivo algo leve, servidos em bandejas ou potes bonitos, como salgadinhos, pedaços de pão com patê, azeitonas, castanhas, etc. Geralmente é acompanhado com uma bebida leve tipo, um coquitel, um vinho rosé, um moscato, ice tea, refrigerantes, etc (nada de excesso de álcool).

Dica: Pode-se colocar suco de limão num prato, colocar a borda dos copos e depois num outro prato com açúcar, colocar a borda do copo, assim dará um efeito bonito e decorativo na borda do copo. Importante o gosto do açúcar deve combinar com a bebida servida. Se quiser a cor vermelha, troque o suco de limão por groselha, se quiser a cor verde, troque por menta.

- Entrada: Também é leve, em geral é um prato frio, como saladas, tartares, carpaccio, uma sopa (fria ou quente).

- Prato Principal: Em geral o prato principal é composto de uma carne ou uma massa, acompanhados de arroz, batatas fritas, gratinadas ou cozidas, vegetais, etc. Podendo também servir carne assada, como um churrasco, porém servido no prato individual, bem decorado.

(entre o prato principal e a sobremesa há aqueles que servem um bom queijo)

- Sobremesa: Pode se preparar um mousse (servido em uma taça, em pequenos potes individuais, etc), bolos, frutas e até mesmo sorvete...

Exceto o aperitivo, os outros pratos são servidos na mesa, já em porções individuais (inclusive a sobremesa) - Nada de colocar a panela na mesa - e a apresentação do prato é fundamental.

Ex. Ao invés de colocar o arroz solto no prato, coloque numa pequena xícara e vire no prato, para a forma ficar bonita. Você pode sempre usar coentro, cebolinha e outros produtos comestíveis para compor o prato e enfeitar. No caso de lasanha, corte os tamanhos parecidos e já coloque no prato.

Observação muito importante: Se o prato é quente, ele deve ser servido quente para os convidados, nada de servir a carne já fria porque você gastou muito tempo enfeitando o prato (se esfriou, use o micro ondas para esquentar denovo).
Todos os pratos devem ser servidos ao mesmo tempo para os convidados (primeiro as mulheres e depois os homens, dos mais velhos para os mais novos).
Exemplos de Menu no link abaixo.
http://www.google.fr/images?um=1&hl=fr&tbs=isch:1&sa=1&q=menu+modele&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

8 - Outras Dicas/Aspectos culturais:


- Aos poucos vou na página ... boa cozinha, vou colocando algumas receitas tradicionais da culinária Francesa.

- Aqui na Europa é comum levar uma pequena lembrancinha para a pessoa que te convida para jantar, como um vinho ou outra bebida, flores, chocolates, objetos de decoração, velas, etc.

- Você pode deixar os pratos já pré cozidos, os legumes já cortados e tudo o que puder adiantar para o jantar. Agora a montagem dos pratos e o cozimento final são feitos durante o jantar, para se garantir o sabor e a qualidade ao chegar na mesa. Ex.: Você prepara a entrada, senta e come com os convidados, depois que todo mundo comeu você se levanta e prepara o prato principal e repete a operação para a sobremesa. Importante não ficar tempo demais ausente, os convidados querem também conversar com você e não é bom que você passe a noite toda na cozinha.

- As porções não devem ser grandes demais. Como a pessoa não come tudo de uma vez, tendo um intervalo entre um prato e outro, nos sentimos saciados no final do jantar.

- Veja algumas dicas de decoração de mesa, para te ajudar a visualizar como fica o resultado final.
http://www.google.fr/images?um=1&hl=fr&tbs=isch:1&sa=1&q=decoration+de+table&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=&gs_rfai=

No mais, espero que com esse post você tenha informação suficiente para fazer um jantar de sucesso... Se ainda tem alguma duvida ou sugestão, mande seu comentário.

3 comentários:

  1. parabens pelo blog.
    estou seguindo, espero sua retribuição.
    Sucesso!
    http://modismosemmoda.blospot.com

    ResponderExcluir
  2. Ana bem legal suas dicas,e muito bem explicado.Aqui no BR, temos o costume de arrumar as louças,os talheres, taças e guardanapos em um aparador e as comidas em uma mesa, este sistema é usado na Europa?

    ResponderExcluir
  3. Sandra, particularmente as poucas vezes que vi o sistema de Buffet (que voce descreveu acima) foi no cafe da manha nos hoteis e em casa de brasileiras aqui na Europa. Esse sistema pode ser utilizado sim aqui porém nao é tao comum. O Frances é muito mais formal que nos brasileiros entao se dinheiro e espaço nao é o problema o jantar sera servido a mesa.

    ResponderExcluir