sexta-feira, 4 de março de 2011

... boa cultura (Carnaval 2011)


Carnaval Consciente - Brazilian Carnaval - Brazilian National Party

O que significa Carnaval para voce?

Essa simples palavra pode ter varios significados, que variam de acordo com cada pessoa, cada lugar, cada cultura, etc. E em se tratando de Brasil, ele é um dos simbolos da cultura deste pais.

Pra mim, carnaval é uma valvula de escape, é um periodo que a maioria das pessoas se dao o direito de divertir sem limite (o que pode até ser saudavel para um povo que batalha tanto). Na minha opiniao o que estraga tudo é a bebida usada de forma exagerada... e isso é um cancer da sociedade brasileira nos dias de hoje, destruindo amizades, familias e vidas. O uso da bebida (principalmente da cerveja) nao é com moderaçao e muito menos com responsabilidade, se tornando entao um risco para quem bebeu demais e também para quem esta inocente na historia. E pra mim esse é o problema do carnaval... uso exagerado de bebida e a consequente falta de limite.

Nao acho que tudo que digo se torna verdade, muito pelo contrario, tudo o que digo passa pelo meu filtro cultural, minha educaçao, meus valores morais, minhas experiencias proprias, etc... e da mesma forma acredito que o significado do carnaval muda para cada pessoa de acordo com os mesmos aspectos... Uma pessoa muito religiosa vai dizer que carnaval bom é estar tranquilo ao lado da familia, uma pessoa que passou toda sua vida na folia do Carnaval de Salvador vai dizer que nao existe lugar melhor para o Carnaval e assim por diante.

Mais e pra voce? O carnaval é a folia de rua, seguindo os trios elétricos do Carnaval e Salvador? ou seria o frevo, o maracatu e os bonecos gigantes do Carnaval de Pernambuco, de Olinda? ou entao os luxuosos desfiles das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro e Sao Paulo?  ou ainda os sobe e desce de ladeiras embalados pela agitaçao das cidades do interior de Minas Gerais como no Carnaval de Ouro Preto e o Carnaval de Diamantina? ou até mesmo as festas embaladas por marchinhas e crianças fantasiadas nas mais diversas cidades do interior do pais? bom, para se curtir o carnaval nao faltam opçoes... tem aqueles que referenciam ao Carnaval como o baile de mascaras do Carnaval de Veneza, aqueles que preferem ficar em casa tranquilo, descansando e assistindo os desfiles das escolas de samba na televisao, aqueles que aproveitam o feriado para visitar parentes, aqueles amigos que se reunem num sitio para um churrasco regado a cerveja com amigos ou familiares, etc.

O importante nao é ter o melhor carnaval do mundo, o importante é estar consciente e nao exagerar, porque a vida deve continuar depois desses quatro dias (embora se registrem por todo o pais um numero enorme de mortos nesse periodo).

Bom essa é minha mensagem para esse periodo que esta por vir, VIVA!

5 comentários:

  1. aff
    acho perda de tempo
    festar tantos dias
    parar o brasil por isso
    para!

    ResponderExcluir
  2. belo psot e belo blog!parabens!
    seguindo

    Sou cantor e estou dvulgando meu trabalho no meu Blog!
    espero que goste!
    http://edducamargo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ola! cheguei ao seu blog através do orkut, comunidade Brasileiros na França. Quanto ao carnaval, acho o que se passa no Brasil exagerado, mas, cada um é livre para fazer o que quiser, né? beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu Blog.
    Muito chique.
    Passei o carnaval em Recife e Olinda e achei o máximo, maravilhoso...
    Um grande beijo.

    Murillo.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos comentarios... espero escrever mais coisas interessantes e que voces gostem!

    ResponderExcluir