domingo, 13 de fevereiro de 2011

... boa cultura (Do Natal para Natal)

(Foto: Estiloeboa)     '

Do Natal para Natal - Brasil (Imigraçao, Brasileiros no Exterior, Imigration)

Depois de um longo periodo de festas natalinas, volto ao meu pais natal... e entre muitas outras coisas percebo que realmente o meu olhar esta mudando... talvez minha identidade tambem esteja mudando... aos poucos vou virando uma mistura de brasileira e estrangeira, e tudo ao mesmo tempo.

Conversando com muitos brasileiros que vao para o exterior para tentar a vida e para tentar fazer fortuna, vejo que o pais ao qual eles estao nao passa de uma fonte de renda, assim eles nao fazem parte daquele ambiente, nao se integram e concentram suas vidas em trabalho duro, muitas vezes em mais de um emprego para um dia retornar ao Brasil com o bolso cheio e poder comprar muitas coisas, montar um negocio e viver com conforto. Uma vez, conversando com um Frances, percebi e entendi sua indignaçao ao dizer que muitos estranjeiros vinham para seu pais, trabalhavam duro mais nao contribuiam para a economia e melhoria desse pais, que so queriam retirar o dinheiro e enviar para os parentes de seu pais natal... Na hora me veio a imagem de gafanhotos que invadem uma plantaçao, sugam o alimento e depois partem, nao se importando com o que deixaram para tras... e isso nao é o que quero para meu pais ou um outro pais qualquer.

Na minha opiniao, essa nao deveria ser a forma de se viver no exterior, viver assim nao compensa, a pessoa nao aprende a lingua e a cultura do pais em que estao, sao pessoas que anulam alguns anos de suas vidas em busca de um sonho, muitas vezes mal planejado e impossivel de se concretizar.

Eu (ao contrario), aos poucos estou tranferindo minha vida para o exterior, fazendo novas amizades, descobrindo e admirando novos sabores, conhecendo novas formas de se fazer as mesmas coisas e de viver... Nao fico vangloriando a cultura brasileira nem a francesa, nem a holandesa, nem outras tantas que estou incorporando na minha historia, mais uso o meu bom senso para extrair de cada uma o que se tem de melhor... Um exemplo claro disso é que hoje, estando de férias no Brasil sinto falta de comidas européias... e muitas comidas brasileiras hoje ja nao sao tao apetitosas como pareciam antes... embora tenha sempre comidas que eu continuo apaixonada. Chamo isso de adaptaçao, de vida, de enriquecimento pessoal...

Por outro lado, admiro ainda mais alguns aspectos da nossa cultura, parecendo as vezes gringa... heheheh, como é o caso da imagem que ilustra essa matéria. Ver essas senhoras fazendo seus trabalhos manuais no sol quente de Natal nos faz acreditar na beleza e variedade desse pais lindo, nesse povo que tem garra, que nao tem medo de trabalho e que faz essa maravilha de pais ao qual sinto orgulho de fazer parte.

No mais, para quem pretende ir viver uma experiencia de morar no exterior deixo um pequeno conselho: Tranfiram sua vida para aonde esteja indo, se integrem, adapte e viva cada momento nesse novo lugar, nao seja como zumbis ou gafanhotos sugando apenas os beneficios e voltando pra tras como se nada tivesse tido proveitoso. Façam essa experiencia valer a pena, seja por curto prazo ou pela vida toda.